Usina Alta Mogiana foi uma das maiores patrocinadoras do evento, que celebrou os 200 anos da Independência do Brasil
Com o tema central “Do Caburaí ao Chuí: A força da literatura brasileira” a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto ofereceu, gratuitamente, dez dias de atrações que promoveram variadas manifestações culturais do Brasil, de norte a sul. Dois marcos na história de nosso país foram o que motivou a escolha desse tema: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil.
De 19 a 28 de agosto, o centro histórico de Ribeirão Preto se tornou palco de mais de 200 atividades entre elas: palestras, salões de ideias, sessões de contações de histórias, shows musicais, exposições de arte, apresentações de dança, teatro, debates, oficinas educativas e etc, sediados no Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, SESC, Biblioteca Sinhá Junqueira e outros locais espalhados pela cidade. A Praça XV de Novembro recebeu diversos estandes de livrarias, além de entidades demonstrando o trabalho realizado.
Parceira de longa data da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, a Usina Alta Mogiana foi patrocinadora diamante da Feira, investimento feito via incentivo fiscal através da Lei de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural - São Paulo (PROAC). A empresa é amante da educação e apaixonada pelos livros, contribuir com a propagação da literatura brasileira e com a valorização da diversidade de nossos povos, é motivo de orgulho.
Colaboradores vivenciaram uma tarde literária
No dia 24 de agosto, um grupo de 15 colaboradores da empresa visitaram a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e puderam, muitos pela primeira vez, mergulhar nesse caldeirão multicultural que é o evento. Leitores assíduos, escolhidos entre os usuários da biblioteca interna Usina do Saber, assistiram a palestra da escritora e historiadora Mary Del Priore, sobre a História do Brasil, deslumbraram-se com a beleza do salão principal do Theatro Pedro II e visitaram os estandes espalhados pela Praça XV.
“Para mim, enquanto leitor e fã de carteirinha, tive a oportunidade de participar da palestra '200 anos de História' e conhecer uma das mais importantes historiadoras do país, Mary Del Priore. Foram momentos de largo conhecimento e alegria, vislumbrados e vivenciados na última quarta-feira. Entre meus amigos e companheiros de trabalho, vi em cada rosto o exercício provisório chamado de felicidade”. - Fernando Antônio Dias dos Reis Júnior (Assistente de Depto. Inovações Tecnológicas)
Como forma de incentivo à leitura, os participantes foram presenteados pela empresa com um “Vale Livro” no valor de R$ 50,00, para adquirirem obras literárias durante o passeio e renovarem seus acervos pessoais.
“Gostaria de agradecer a Usina Alta Mogiana pela oportunidade de visitar a Feira do Livro de Ribeirão Preto. Para mim foi uma experiência incrível assistir a palestra da Mary Del Priore e conhecer o Theatro Pedro II pela primeira vez”. - Claudine Vitor Garcia Filho (Operador de Empilhadeira)
Usina Alta Mogiana patrocina o lançamento de dois livros
Durante a FIL, o acolhedor jardim da Biblioteca Sinhá Junqueira foi o cenário escolhido para o lançamento do livro “Sem pedir licença - a modernidade invade os cafezais paulistas”, no último dia 26 de agosto. Mais uma obra que enaltece a história do Brasil patrocinado pela empresa, via leis de incentivo fiscal.
Escrito por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Sandra Rita Molina e Adriana Silva, o livro retrata o início do século XX no Brasil, dando destaque para a região de Ribeirão Preto e o mercado cafeeiro, transcrevendo as transformações que essa cultura trouxe para a sociedade.
Na mesma ocasião, no auditório da Biblioteca, foi lançado o livro “Histórias de Vida – homens e mulheres que marcaram seu tempo (1850 – 1929)”, obra que retrata a vida de homens e mulheres, alguns deles esquecidos até então, mas que fizeram a diferença e estiveram à frente de seu tempo em suas áreas de atuação. Biografados escolhidos a dedo por Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, diretor superintendente da Usina Alta Mogiana e escrito por dezenas de autores que participaram da execução desse trabalho, organizado por Adriana Silva. Foi ela quem contou um pouco sobre essa concepção:
“É muito interessante contar o processo desse livro, porque eu acho que, de fato, organizador é o Dr. Luiz Octavio. Ele estava dentro de uma outra obra e é muito bonito de ver como ele queria jogar luz em cada um desses biografados (...),adicionando mais nomes, ele ficou grande e poderoso para ser um livro só de biografias. A escolha desses nomes, tem a ver com a relação, próxima ou distante, mas importante, com Ribeirão Preto.”
Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, um incansável incentivador da educação e da cultura em nossa região, esteve presente na cerimônia, juntamente com seus familiares, e destacou:
“Primeiramente, eu gostaria de parabenizar a equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que trabalha diuturnamente em prol da leitura e da cultura, aqui e em toda a região. Eles são os responsáveis pela organização da Feira do Livro de Ribeirão, esse evento maravilhoso e que está sendo um grande sucesso. Esses livros publicados hoje, farão a diferença na vida dos estudantes e dos leitores que conhecerem a vida dos biografados".
O patrocínio a livros e projetos comoda 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, reforçam o compromisso da empresa junto à educação. Arte deveria ser, para todos, um refresco na rotina do dia a dia e é isso que eventos como esse propiciam à população: saudar a diversidade dos povos e a pluralidade que a nação tem a nos oferecer!
תגובות